Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 17/10/2017 Hora: 14:18:58
-

Símbolos Municipais

 

 

        

Brasão de Armas do Município de Avaí

Escudo ibérico cor azul, com uma torre de prata, aberta, iluminada e lavrada de preto, encimada de uma águia e acostada de dois conitores. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de preto e tem como suportes, à destra, um ramo de amoreira, folhado e frutado, no qual se prendem casulos do bicho da seda e a sinistra, uma ramo cafeeiro, folheado e frutado, tudo ao natural, carregados em ponta de binários de estrada de ferro, de prata com dormentes de preto enlaçados de listel azul, com topônio “Avaí”, em letras de prata.

Escudo Ibérico: era usado em Portugal a época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.
Cor azul no escudo: emblema de justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza, incorruptível, virtude, dignidade, zelo e lealdade, incluindo as belezas naturais da região e aos atributos de seus administradores e munícipes no esforço pelo progresso do município.
Torre: símbolo constância e magnanimidade.
Águia: representa poder, prosperidade, império, altos desígnios, grandes empreendimentos a vitória. Refere-se também à Batalha do Avaí, travada as margens do rio do mesmo nome, que marcou parte final da guerra contra Lopes na qual armas imperiais tiveram pleno êxito, cuja homenagem o município recebeu seu atual topônimo. A águia é, também, o timbre do Brasão de Armas da família Dias, perpetuando no Brasão de Armas do Município, o primeiro morador do local, João Batista Dias.
Conitores: representação de força, independência, liberdade e autenticidade, sendo referência a Reserva Indígena Araribá, abrigando tribos Terena e Guarani.
Metal Prata: designa felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade, qualidades básicas ressaltando a harmonia e compreensão que desfrutam os munícipes.
Coroa Mural: símbolo da emancipação política e, de prata, com oito torres, das quais, cinco estão aparentes. As portas abertas preto proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Avaí.
Os Ramos: amoreira e os casulos indicam sericultura. O cafeeiro, a fertilidade das terras. Foram as principais fontes econômicas para o desenvolvimento do município.
Binários da estrada de ferro: representam a importância da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil no desenvolvimento e da fixação do homem no local.
Listel: o topônimo “Avaí” identifica o município.
Autoria do Brasão Municipal: idealizado pelo heraldista e vexilólogo Dr. Lauro Ribeiro Escobar.

 

Bandeira Municipal

De azul com um triângulo de branco movente da tralha, carregado do Brasão de Armas. O triângulo revela o impulso do município e o determinismo que lhe assegura um futuro próspero. O Brasão de Armas representa o Poder Municipal, cuja influência alcança todos os pontos do território municipal.
Autoria da Bandeira Municipal: autoria do heraldista e vexilólogo Dr. Lauro Ribeiro Escobar.

Fonte: Museu Municipal “Fransicso Pitta” de Avaí