A A cidade

Bem Vindo a Avaí

Conheça um pouco mais sobre a cidade de Avaí, venha fazer uma visita e conhecer nossas aldeias, nossas culturas e nosso comercio local.

O surgimento da povoação se deu com a chegada da ferrovia Noroeste, logo após a passagem dos engenheiros que constituíam a Comissão de Estudos dos cem primeiros quilômetros, realizado a partir de janeiro de 1905  e chefiada pelo engenheiro João Feleciano da Costa Ferreira, após haver transposto o Rio Batalha e atingido a encosta entre os rios Batalha e Jacutinga.

Foi ali, nesse local, que se colocou a placa quilométrica 48, a partir de Bauru, seu ponto inicial, para se construir, junto a essa mesma placa, a estação que viria a ter o nome Jacutinga.

Com as terras no local onde se edificaria a estação pertenciam à Fazenda Jacutinga, de propriedade do major Gasparino de Quadros e sua mulher, o administrador ou capataz João Baptista Dias, mais conhecido como "João Guari", sugeriu ao proprietário das terras que fizesse a doação de uma área para a formação de um povoado junto à estação.

No dia 2 de dezembro de 1919, depois de incessante trabalho realizado pelo coronel Juvencio Silva e por Domingos Zulian junto à Câmara Estadual, Altino Arantes, presidente do Estado, promulgou a Lei Estadual nº. 1.672 de 2 de dezembro de 1.919, criando o município e, em lugar do nome de Jacutinga, foi atribuído o nome de Avaí.

Turismo

O município possui quatro aldeias indígenas (Kopenoti, Nimuendaju, Ekeruá e Tereguá), numa área de 1.930,8 hectares ou 797,85 alqueires, denominado de Terra Indígena Araribá (as aldeias estão aproximadamente 15 km do município). As suas principais etnias são a Guarani, Terena e Caingangues. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira e de cerâmica.

0
ALQUEIRES DE TERRAS INDÍGENAS

População Indígena

A atual população na Terra Indígena Araribá é de quinhentos setenta e oito índios.
Aldeia Kopenoti: Etnia predominante Terena, População 195 (60 residências)
Aldeia Nimuendaju: Etnia predominante Guarani, População 85 (20 residências)
Aldeia Ekeruá: Etnia predominante Terena, População 180 (30 residências)
Aldeia Tereguá: Etnias predominantes Terena e Guarani, População 118 (30 residências). Total 578. Dados: FUNAI, CTL de Bauru – SP (agosto 2012) / Outra etnia: Caingangues (Kaingang)

0
INDÍOS

GEOGRAFIA

Localiza-se a uma latitude 22º08'48" sul e a uma longitude 49º19'59" oeste, estando a uma altitude de 481 metros. Sua população em 2016 era de 5 306habitantes. Área em km²: 540,459 - Posição (SP): 148º (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010). [7]

Subdivisão

Além da sede, possui o distrito de Nogueira (08 km).

0
HABITANTES
Portal Principal
Visão Aérea
Avenida
Aldeia Kopenoty