Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Data: 28/11/2018 Hora: 15:20:48
Avaí comemora o 99º aniversário

01 - Avaí.jpg

Avaí comemora 99 anos no próximo dia 02 de Dezembro

 

Em 02 de Dezembro de 1919 surgia o município de Avaí, através da Lei Estadual nº 1672. A comunidade avaiense, hoje, tem muito do que se orgulhar. Ao longo dos anos Avaí se desenvolveu com base na pecuária e agricultura, em especial, cana de açúcar e, nas últimas décadas, pimentão e laranja. A cidade conta com duas fábricas que, juntas, empregam cerca de 200 (duzentos) funcionários, atuando, no ramo alimentício e de beneficiamento de laranja e limão.

Avaí possuí cerca de 5 (cinco) mil habitantes e é um dos maiores municípios paulistas em extensão territorial, tendo como um dos grandes diferenciais, a presença de quatro comunidades indígenas: Aldeia Kopenoti, Aldeia Nimuendajú, Aldeia Ekeruá e Aldeia Tereguá.

Neste domingo (02) a cidade comemora 99 anos de emancipação e, ao longo do mês, diversas atividades foram programadas para celebrar esta data: shows, eventos esportivos, formaturas e festividades natalinas e de ano novo. A administração municipal informa que a realização destas comemorações serão realizadas em parcerias com a Câmara Municipal, colaboradores voluntários e grupos que se prontificaram a participar e colaborar na organização e promoção.

A saúde do município conta com o atendimento médico de ginecologia, cardiologia, pediatria, psicologia, odontologia e, no início de dezembro, terá reposto os três médicos cubanos que foram desligados do programa federal Mais Médicos. A farmácia da Unidade Básica de Saúde atende de segunda a sábado e tem a disposição da população mais de 300 medicamentos adquiridos através de pregão presencial.

O setor de transportes, em dois anos, reformou e deu condições de uso para cerca de quinze veículos, entre carros, caminhonetes, peruas, caminhões, ônibus e tratores para estarem a serviço da população avaiense, com um detalhe especial: mesmo com mais veículos sendo utilizados, a economia de combustível encontra-se, em média, em cerca de dez mil e quinhentos reais por mês, comparado a outros tempos.

A educação tem se destacado com a superação de metas, como a conquista da pontuação de 6.5 na avaliação do IDEB, além de oferecer atividades pedagógicas especiais, como excursões culturais, experiências práticas e lúdicas que incentivam o aprendizado dos alunos. Outro ponto de destaque tem sido a merenda escolar oferecida às crianças e jovens, de qualidade e diversificada sempre atendendo às necessidades de cada faixa etária.

Os setores culturais e esportivos, apesar de todas as dificuldades, tem se projetado e oferecido à população avaiense diversas atividades e eventos que possibilitam lazer e entretenimento aos participantes, como torneios de futebol, de vôlei, caminhada, corrida, futsal, shows, bailes, teatros e palestras.

A Diretoria de Assistência Social, responsável pela manutenção do CRAS Avaí atende diversos setores da comunidade do Município de Avaí, oferecendo cursos, apoio e acompanhamento, oficinas esportivas, culturais e educacionais e promoção da inclusão social atendendo entre crianças, jovens e adultos, mais de 400 (quatrocentos) assistidos.

Avaí, hoje, caminha para o seu centenário com a expectativa de oferecer mais e melhor qualidade de vida para a sua população incentivando a geração de renda, oferecendo saúde e educação de qualidade, fomentando a cultura e o esporte e zelando pela manutenção de sua frota municipal para atender à população avaiense sempre que necessário. Apesar de todas as dificuldades, a população comemora os seus 99 anos de emancipação com muita alegria e orgulho de fazerem parte da história rica e valorosa do município de Avaí.

 

 

 



Data: 28-11-2018 15:20:48